No passado dia 24 de Janeiro eu e o meu grupo retomámos o trabalho junto do Museu do Mar. Com o objectivo de cumprir o calendário que nos propusemos seguir não deixámos passar mais tempo e marcámos uma reunião com o director do mesmo, Dr. João Camacho, para este mesmo dia. Esta reunião teve como objectivo a apresentação da nossa proposta de intervenção que consiste na interacção com crianças de uma escola do 2º ciclo. Como já tive a oportunidade de referir anteriormente, a nossa ideia pretende levar as crianças ao Museu do Mar, onde estes poderiam realizar uma peça de teatro com bonecos executados por eles e em que a história seria uma versão própria do que teriam assistido previamente no Museu (existe sempre uma peça de teatro para as crianças que o visitam) ou um tema escolhido por eles mas sempre com o tema do mar como ponto principal. Esta ideia foi então apresentada ao director que a recebeu com agrado, esfumando logo nos primeiros minutos da reunião os meus receios quanto à possibilidade do projecto não poder ser viável devido a entraves do museu. Não só este projecto foi bem recebido, como acabámos por receber ainda algumas sugestões de mudança, nomeadamente em relação à escolha das turmas. Foi-nos proposto pelo Dr. João Camacho (com base na sua experiência de ex. professor) que as turmas fossem do 3º ciclo e se possível do 8º ano visto que segundo ele, seriam as idades mais adequadas à implementação deste projecto pois que serão estas, as idades mais assertivas ao empenho nos trabalhos que serão necessários efectuar. Após esta nossa reunião voltámos a reunir uns minutos depois com toda a equipa responsável pelo teatro no museu, onde voltámos a apresentar o nosso projecto em que o Dr. João Camacho perante a sua equipa, demonstrou a sua concordância e apoio incondicional a este projecto, equipa esta que por sua vez o considerou bastante interessante e que vai ao encontro de um actual projecto deste museu que está a construir um palco itinerante para levar as peças de teatro às escolas da região de inserção e porque não aproveitar então o nosso projecto e a representação ser efectuada no espaço da escola onde as crianças se sentem mais à vontade, factor este que viria a permitir uma audiência substancialmente superior. Foi-nos indicada a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho que segundo a equipa acolhe muito bem este tipo de ideias e cuja localização se encontra mais próxima do museu para que possamos iniciar os contactos, o mais rapidamente possível, pois segundo estes será bastante difícil conseguir implementar e ver os resultados finais nesta fase do ano lectivo em que as escolas têm já os seus horários e planificações delineados desde o início do ano.
Visualizações de páginas da semana passada
domingo, 29 de janeiro de 2012
O segundo semestre
No passado dia 24 de Janeiro eu e o meu grupo retomámos o trabalho junto do Museu do Mar. Com o objectivo de cumprir o calendário que nos propusemos seguir não deixámos passar mais tempo e marcámos uma reunião com o director do mesmo, Dr. João Camacho, para este mesmo dia. Esta reunião teve como objectivo a apresentação da nossa proposta de intervenção que consiste na interacção com crianças de uma escola do 2º ciclo. Como já tive a oportunidade de referir anteriormente, a nossa ideia pretende levar as crianças ao Museu do Mar, onde estes poderiam realizar uma peça de teatro com bonecos executados por eles e em que a história seria uma versão própria do que teriam assistido previamente no Museu (existe sempre uma peça de teatro para as crianças que o visitam) ou um tema escolhido por eles mas sempre com o tema do mar como ponto principal. Esta ideia foi então apresentada ao director que a recebeu com agrado, esfumando logo nos primeiros minutos da reunião os meus receios quanto à possibilidade do projecto não poder ser viável devido a entraves do museu. Não só este projecto foi bem recebido, como acabámos por receber ainda algumas sugestões de mudança, nomeadamente em relação à escolha das turmas. Foi-nos proposto pelo Dr. João Camacho (com base na sua experiência de ex. professor) que as turmas fossem do 3º ciclo e se possível do 8º ano visto que segundo ele, seriam as idades mais adequadas à implementação deste projecto pois que serão estas, as idades mais assertivas ao empenho nos trabalhos que serão necessários efectuar. Após esta nossa reunião voltámos a reunir uns minutos depois com toda a equipa responsável pelo teatro no museu, onde voltámos a apresentar o nosso projecto em que o Dr. João Camacho perante a sua equipa, demonstrou a sua concordância e apoio incondicional a este projecto, equipa esta que por sua vez o considerou bastante interessante e que vai ao encontro de um actual projecto deste museu que está a construir um palco itinerante para levar as peças de teatro às escolas da região de inserção e porque não aproveitar então o nosso projecto e a representação ser efectuada no espaço da escola onde as crianças se sentem mais à vontade, factor este que viria a permitir uma audiência substancialmente superior. Foi-nos indicada a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho que segundo a equipa acolhe muito bem este tipo de ideias e cuja localização se encontra mais próxima do museu para que possamos iniciar os contactos, o mais rapidamente possível, pois segundo estes será bastante difícil conseguir implementar e ver os resultados finais nesta fase do ano lectivo em que as escolas têm já os seus horários e planificações delineados desde o início do ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário