Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 13 de maio de 2012

A representação para os pais


Como previsto foi feita a representação da peça pelos alunos para os seus pais e familiares, estes acorrerem em grande número como previsto, enchendo por completo o pequeno espaço que o museu tem para estas representações (visível nas fotos), ficaram bastante agradados com o que observaram, com o empenho dos filhos e com a ausência de falhas como se de um grupo de profissionais se tratasse.


 
 Numa breve reflexão sobre o nosso projeto não só alcançou o que se propunha alcançar, como excedeu as minhas expectativas, o museu que com esta publicidade se deu a conhecer aos pais dos alunos alguns destes apenas tinham ouvido falar do museu e nunca lá tinham estado até então, os colegas dos “artistas” que irão contar a outros alunos da escola Pereira Coutinho o que observaram, a escola onde foi conseguido o mais difícil a interdisciplinaridade das diversas disciplinas envolvidas neste projeto e o trabalho colaborativo dos professores e finalmente os alunos que representaram a peça e que não mais esquecerão esta experiência (indicações recolhidas nas entrevistas após as representações). Foi um trabalho difícil, demorado mas o facto de o resultado final ter sido tão bom acabamos por olvidar os momentos difíceis, agora há que terminar o nosso trabalho.   


Todos os participantes no projeto

A primeira representação


 Realizou-se no dia 11 a primeira das duas representações dos alunos, esta representação foi elaborada para colegas de uma turma da escola Pereira Coutinho. A representação decorreu sem incidentes e os alunos que assistiram gostaram muito da peça, essa situação verificou-se, no decorrer da mesma onde se foram ouvindo várias gargalhadas e no final quando aplaudiram efusivamente o final da atuação. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ensaio II

Voltámos hoje assistir ao segundo ensaio, com o objectivo dos alunos terem uma noção do trabalho que devem realizar com as marionetas, vão igualmente esta quinta-feira dia 10 ao museu do mar para outro ensaio (e último) com o objectivo de se ambientarem ao espaço que terão no dia 11 e 12 para a realização da peça.

Ensaio I

Realizou-se no dia 7 de Maio o primeiro de dois ensaios na escola Pereira Coutinho, onde os alunos treinaram os diálogos que irão dizer no dia da apresentação(11 de Maio). Tudo decorreu como previsto tendo-se assistido a uma participação efusiva dos alunos que estão muito entusiasmados com este projecto.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como previamente planeado voltámos à Escola Pereira Coutinho para continuar e finalizar a construção dos bonecos para a peça de teatro, foram todos acabados permitindo-nos avançar dentro dos prazos planeados.
 Fica apenas a faltar os ensaios dos alunos, que estão já agendados para os dias 7 e 8 de Maio, que terão lugar no espaço escolar e contam com a presença da Dra. Eugénia que irá colaborar no que for necessário para "afinar" a representação.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Visita à Escola EB 2 3 Pereira Coutinho de Cascais



Na passada sexta-feira dia 13, realizou-se a primeira de duas visitas a esta escola em que além de dois elementos do nosso grupo (Graça Ortiz e eu), estiveram igualmente presentes os representantes do Museu do Mar, cito, Dra. Eugénia Alves e Vitor Ortiz. Aquando da nossa chegada ficámos a conhecer a docente de Educação Musical, Fátima Vasques que irá participar neste projecto com intervenção na área musical da peça. Estivemos presentes na sala de aula AT1, onde estiveram igualmente os alunos que irão participar no projeto, assim como as docentes de EVT, Ana Petisca, Rute Loureiro e a Diretora da turma interveniente, Susana Fernandes. Nessa aula fiz com a minha colega Graça, uma breve apresentação do projeto, em que procurei explicar à turma no que consistia o mesmo, como surgiu a ideia e o que pretendemos com a realização deste.


Os alunos foram chamados a intervir, procurando deste modo que eles opinassem sobre o projecto em questão, referindo se estavam ou não a gostar da experiência observada até então e de que forma viam a ideia, de serem eles mesmos a construírem os bonecos e a representarem a peça por eles criada. As respostas revelaram-se-nos muito positivas e encorajadoras, indo ao encontro dos objetivos que nós esperávamos atingir com a realização deste projecto e mais encorajador ainda, foi a constatação da motivação inerente e o interesse por eles demonstrados, não só com a sua participação na construção dos bonecos, mas também com o facto de a peça já se encontrar largamente avançada na sua fase de execução, podendo nós afirmarmos que falta apenas, a construção das personagens, fato este que é de salientar, notável, para crianças deste nível de ciclo escolar, mais ainda num espaço de tempo tão curto que todos nós dispomos para a conclusão do projeto.

É-nos assim possível tirar algumas conclusões iniciais deste projeto e afirmar que estamos a conseguir alcançar aquilo a que inicialmente nos propusemos, pois temos um estreitar de relações entre a escola e o museu, em que os alunos deixaram de ser apenas meros visitantes para passarem eles próprios a participarem ativamente na vida do museu, ao mesmo tempo que o museu consegue sensibilizar os alunos para as questões ecológicas, com ações dos próprios alunos, ganha assim em criatividade (novas ideias, personagens e histórias para peças) e também em publicidade junto das diversas escolas da zona geográfica em que está inserido.
De  referir ainda que no decorrer desta aula de construção das personagens que durou cerca de duas horas, juntou-se a nós um grupo de crianças do ensino especial existente nesta escola, juntamente com a docente Irene Bernardo da disciplina de Língua Portuguesa (que também participa neste projeto) no sentido de observar este trabalho.

No próximo dia 20 de Abril será feita nova visita (esta a última) à escola, com a participação conjunta de todos os elementos intervenientes neste processo a qual irá decorrer na parte da manhã com seguimento no turno da tarde e com o objetivo de terminar a construção das personagens.
Quanto ao facto da nossa colega Alda Couto não ter estado presente nesta acção, isto deve-se à distribuição de tarefas delineadas pelo nosso grupo segundo a planificação de trabalhos previamente definidos, estando deste modo agendada a sua presença para a próxima visita. 

domingo, 25 de março de 2012

Visita Museu do Mar no dia 21 Março

Visita ao Museu do Mar – 21/03/82012
Neste dia realizou-se a visita ao Museu do Mar pelos alunos que irão participar na realização da peça. Estavam presentes 17 alunos e as seguintes professoras:
  Irene Bernardo, Carla Furão, Inês Loureiro e Ana Petisca; do nosso grupo de trabalho estive eu e a Graça Ortiz, onde assistimos à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe”.

Foi-nos explicado pela professora Irene que os alunos já estão a trabalhar numa fábula e que já têm as personagens definidas como sendo, o sargo, o budião, o robalo, a corvina, as algas, as laminárias e o plâncton.


 Os alunos falaram com familiares que estiveram ou ainda estão de alguma forma ligados ao mar no sentido de obterem informação que possam ser úteis para a construção da história.
Foi-nos contada um pouco da história que irá ser representada pelos alunos e que refere que
 a partir dos anos 90 com o aumento da população, houve a necessidade da construção de novas estações de tratamento de esgotos e que esta construção, estragou a flora marítima e muitos peixes não sobreviveram, tendo assim esta peça como objectivo, alertar para a necessidade de fazerem a separação dos lixos. O Victor e a Dr.ª Eugénia explicaram como se vão construir os fantoches.

 
Após esta explicação os alunos visitaram o resto do museu, ouviram um pouco da história de Cascais e da vida do Rei D. Carlos.

O serviço educativo do museu irá à escola no dia 13 (14h) e 20 de Abril (10h e 14h) que contará com a presença da Graça e da minha.
 Ficaram agendadas duas representações da peça: 11 de Maio às 10h30 para uma turma de outra escola e dia 12 de Maio às 15h para convidados da turma do 5º C.

sábado, 17 de março de 2012

Altreração da visita

No passado dia 8 de Março não ocorreu a visita do 5º C ao Museu do Mar, como estava programado, ficando desde então agendada essa visita para o dia 21 de Março, onde estarão à sua espera os elementos que participam  e elaboramo teatro no museu. Do nosso grupo estarei eu e a Graça.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Já temos datas

Estão agendadas as datas para o início do projeto, a registar, nos dias 8 de Março, 13 e 20 de Abril.
 No âmbito deste projeto, os alunos irão efetuar visitas para conhecerem tanto o Museu como os responsáveis pela construção das marionetas e a forma como estes as constroem.
E finalmente no dia 11 de Maio terá lugar a representação elaborada pelos alunos.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O projecto avança

Conforme combinado no dia 15 lá estávamos na Escola Pereira Coutinho para apresentarmos o nosso projecto e para sabermos a reacção/adesão dos professores ao mesmo. Reunimos então com as as seguintes professoras: Dr.ª Teresa Santos, na substituição da directora Dr.ª. Ana Rita Godinho por esta se encontrar ausente, Dr.ª Isabel Freire - Coordenadora de Línguas, Dr.ª Irene Bernardo - Delegada de Língua Portuguesa do 2º ciclo, Dr.ª Ana Petisca - Coordenadora do Departamento de Expressões, Dr.ª Ana Luísa Aguiar - Coordenadora do Centro de Recursos Educativos Multimédia (CREM). No decurso da nossa apresentação, fomo-nos apercebendo das reacções positivas por parte das professoras, em que estas participavam dando logo sugestões tais como: o tipo de materiais a utilizar na construção dos bonecos, ou como aproveitar os recursos humanos disponíveis na escola, propondo inclusive a participação de professores de outras áreas, o que foi de imediato aceite por todos, incluindo assim os seguintes professores no projecto: Dr.ª Rute Loureiro de EVT, Dr.ª Fátima Vasques de Educação Musical e a Dr.ª Susana Fernandes que é a Directora de Turma do 5º C que irá participar no projecto. Como resultado da reunião ficaram então definidas vários pontos para o avanço do projecto. O nosso grupo irá enviar um email para a Direcção da escola no sentido de formalizar o nosso pedido, para que este possa ser apresentado em Conselho Pedagógico no dia 20 de Fevereiro.
A escola entrará posteriormente em contacto com o Museu do Mar para agendarem a deslocação das crianças ao museu para que estes se inteirem da realidade do mesmo e poderem ter deste modo a percepção do espaço onde decorrerá o teatro. As crianças terão a liberdade de escreverem e protagonizarem a peça ficando apenas sujeitas a que a história esteja relacionada com o Mar. Está ainda prevista uma abordagem à Associação de Pais para que estes possam assistir ao teatro apresentado pelos seus educandos o que implicará duas apresentações, uma para os alunos da escola e outra para os seus encarregados de educação.


 

O contacto com a Escola Pereira Coutinho

Após um contacto telefónico com a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho, ficou agendada para o dia 15 de Fevereiro uma reunião com a  Profª Teresa Santos que iria substituir a diretora por esta não poder estar presente nesse dia, e onde iríamos explicar ao pormenor o projeto que o nosso grupo se proponha a realizar, envolvendo a escola e o museu do mar.

domingo, 29 de janeiro de 2012

O segundo semestre



No passado dia 24 de Janeiro eu e o meu grupo retomámos o trabalho junto do Museu do Mar. Com o objectivo de cumprir o calendário que nos propusemos seguir não deixámos passar mais tempo e marcámos uma reunião com o director do mesmo, Dr. João Camacho, para este mesmo dia. Esta reunião teve como objectivo a apresentação da nossa proposta de intervenção que consiste na interacção com crianças de uma escola do 2º ciclo. Como já tive a oportunidade de referir anteriormente, a nossa ideia pretende levar as crianças ao Museu do Mar, onde estes poderiam realizar uma peça de teatro com bonecos executados por eles e em que a história seria uma versão própria do que teriam assistido previamente no Museu (existe sempre uma peça de teatro para as crianças que o visitam) ou um tema escolhido por eles mas sempre com o tema do mar como ponto principal. Esta ideia foi então apresentada ao director que a recebeu com agrado, esfumando logo nos primeiros minutos da reunião os meus receios quanto à possibilidade do projecto não poder ser viável devido a entraves do museu. Não só este projecto foi bem recebido, como acabámos por receber ainda algumas sugestões de mudança, nomeadamente em relação à escolha das turmas. Foi-nos proposto pelo Dr. João Camacho (com base na sua experiência de ex. professor) que as turmas fossem do 3º ciclo e se possível do 8º ano visto que segundo ele, seriam as idades mais adequadas à implementação deste projecto pois que serão estas, as idades mais assertivas ao empenho nos trabalhos que serão necessários efectuar. Após esta nossa reunião voltámos a reunir uns minutos depois com toda a equipa responsável pelo teatro no museu, onde voltámos a apresentar o nosso projecto em que o Dr. João Camacho perante a sua equipa, demonstrou a sua concordância e apoio incondicional a este projecto, equipa esta que por sua vez o considerou bastante interessante  e que vai ao encontro de um actual projecto  deste museu que está a construir um palco itinerante para levar as peças de teatro às escolas da região de inserção e porque não aproveitar então o nosso projecto e a representação ser efectuada no espaço da escola onde as crianças se sentem mais à vontade, factor este que viria a permitir uma audiência substancialmente superior. Foi-nos indicada a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho que segundo a equipa acolhe muito bem este tipo de ideias e cuja localização se encontra mais próxima do museu para que possamos iniciar os contactos, o mais rapidamente possível, pois segundo estes será bastante difícil conseguir implementar e ver os resultados finais nesta fase do ano lectivo em que as escolas têm já os seus horários e planificações delineados desde o início do ano.