Visita ao Museu do Mar – 21/03/82012
Neste dia realizou-se a visita ao Museu do Mar pelos alunos que irão participar na realização da peça. Estavam presentes 17 alunos e as seguintes professoras:
Irene Bernardo, Carla Furão, Inês Loureiro e Ana Petisca; do nosso grupo de trabalho estive eu e a Graça Ortiz, onde assistimos à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe”.
Foi-nos explicado pela professora Irene que os alunos já estão a trabalhar numa fábula e que já têm as personagens definidas como sendo, o sargo, o budião, o robalo, a corvina, as algas, as laminárias e o plâncton.
Os alunos falaram com familiares que estiveram ou ainda estão de alguma forma ligados ao mar no sentido de obterem informação que possam ser úteis para a construção da história.
Foi-nos contada um pouco da história que irá ser representada pelos alunos e que refere que
a partir dos anos 90 com o aumento da população, houve a necessidade da construção de novas estações de tratamento de esgotos e que esta construção, estragou a flora marítima e muitos peixes não sobreviveram, tendo assim esta peça como objectivo, alertar para a necessidade de fazerem a separação dos lixos. O Victor e a Dr.ª Eugénia explicaram como se vão construir os fantoches.
Após esta explicação os alunos visitaram o resto do museu, ouviram um pouco da história de Cascais e da vida do Rei D. Carlos.
O serviço educativo do museu irá à escola no dia 13 (14h) e 20 de Abril (10h e 14h) que contará com a presença da Graça e da minha.
Ficaram agendadas duas representações da peça: 11 de Maio às 10h30 para uma turma de outra escola e dia 12 de Maio às 15h para convidados da turma do 5º C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário