Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Visita à Escola EB 2 3 Pereira Coutinho de Cascais



Na passada sexta-feira dia 13, realizou-se a primeira de duas visitas a esta escola em que além de dois elementos do nosso grupo (Graça Ortiz e eu), estiveram igualmente presentes os representantes do Museu do Mar, cito, Dra. Eugénia Alves e Vitor Ortiz. Aquando da nossa chegada ficámos a conhecer a docente de Educação Musical, Fátima Vasques que irá participar neste projecto com intervenção na área musical da peça. Estivemos presentes na sala de aula AT1, onde estiveram igualmente os alunos que irão participar no projeto, assim como as docentes de EVT, Ana Petisca, Rute Loureiro e a Diretora da turma interveniente, Susana Fernandes. Nessa aula fiz com a minha colega Graça, uma breve apresentação do projeto, em que procurei explicar à turma no que consistia o mesmo, como surgiu a ideia e o que pretendemos com a realização deste.


Os alunos foram chamados a intervir, procurando deste modo que eles opinassem sobre o projecto em questão, referindo se estavam ou não a gostar da experiência observada até então e de que forma viam a ideia, de serem eles mesmos a construírem os bonecos e a representarem a peça por eles criada. As respostas revelaram-se-nos muito positivas e encorajadoras, indo ao encontro dos objetivos que nós esperávamos atingir com a realização deste projecto e mais encorajador ainda, foi a constatação da motivação inerente e o interesse por eles demonstrados, não só com a sua participação na construção dos bonecos, mas também com o facto de a peça já se encontrar largamente avançada na sua fase de execução, podendo nós afirmarmos que falta apenas, a construção das personagens, fato este que é de salientar, notável, para crianças deste nível de ciclo escolar, mais ainda num espaço de tempo tão curto que todos nós dispomos para a conclusão do projeto.

É-nos assim possível tirar algumas conclusões iniciais deste projeto e afirmar que estamos a conseguir alcançar aquilo a que inicialmente nos propusemos, pois temos um estreitar de relações entre a escola e o museu, em que os alunos deixaram de ser apenas meros visitantes para passarem eles próprios a participarem ativamente na vida do museu, ao mesmo tempo que o museu consegue sensibilizar os alunos para as questões ecológicas, com ações dos próprios alunos, ganha assim em criatividade (novas ideias, personagens e histórias para peças) e também em publicidade junto das diversas escolas da zona geográfica em que está inserido.
De  referir ainda que no decorrer desta aula de construção das personagens que durou cerca de duas horas, juntou-se a nós um grupo de crianças do ensino especial existente nesta escola, juntamente com a docente Irene Bernardo da disciplina de Língua Portuguesa (que também participa neste projeto) no sentido de observar este trabalho.

No próximo dia 20 de Abril será feita nova visita (esta a última) à escola, com a participação conjunta de todos os elementos intervenientes neste processo a qual irá decorrer na parte da manhã com seguimento no turno da tarde e com o objetivo de terminar a construção das personagens.
Quanto ao facto da nossa colega Alda Couto não ter estado presente nesta acção, isto deve-se à distribuição de tarefas delineadas pelo nosso grupo segundo a planificação de trabalhos previamente definidos, estando deste modo agendada a sua presença para a próxima visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário