Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 29 de janeiro de 2012

O segundo semestre



No passado dia 24 de Janeiro eu e o meu grupo retomámos o trabalho junto do Museu do Mar. Com o objectivo de cumprir o calendário que nos propusemos seguir não deixámos passar mais tempo e marcámos uma reunião com o director do mesmo, Dr. João Camacho, para este mesmo dia. Esta reunião teve como objectivo a apresentação da nossa proposta de intervenção que consiste na interacção com crianças de uma escola do 2º ciclo. Como já tive a oportunidade de referir anteriormente, a nossa ideia pretende levar as crianças ao Museu do Mar, onde estes poderiam realizar uma peça de teatro com bonecos executados por eles e em que a história seria uma versão própria do que teriam assistido previamente no Museu (existe sempre uma peça de teatro para as crianças que o visitam) ou um tema escolhido por eles mas sempre com o tema do mar como ponto principal. Esta ideia foi então apresentada ao director que a recebeu com agrado, esfumando logo nos primeiros minutos da reunião os meus receios quanto à possibilidade do projecto não poder ser viável devido a entraves do museu. Não só este projecto foi bem recebido, como acabámos por receber ainda algumas sugestões de mudança, nomeadamente em relação à escolha das turmas. Foi-nos proposto pelo Dr. João Camacho (com base na sua experiência de ex. professor) que as turmas fossem do 3º ciclo e se possível do 8º ano visto que segundo ele, seriam as idades mais adequadas à implementação deste projecto pois que serão estas, as idades mais assertivas ao empenho nos trabalhos que serão necessários efectuar. Após esta nossa reunião voltámos a reunir uns minutos depois com toda a equipa responsável pelo teatro no museu, onde voltámos a apresentar o nosso projecto em que o Dr. João Camacho perante a sua equipa, demonstrou a sua concordância e apoio incondicional a este projecto, equipa esta que por sua vez o considerou bastante interessante  e que vai ao encontro de um actual projecto  deste museu que está a construir um palco itinerante para levar as peças de teatro às escolas da região de inserção e porque não aproveitar então o nosso projecto e a representação ser efectuada no espaço da escola onde as crianças se sentem mais à vontade, factor este que viria a permitir uma audiência substancialmente superior. Foi-nos indicada a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho que segundo a equipa acolhe muito bem este tipo de ideias e cuja localização se encontra mais próxima do museu para que possamos iniciar os contactos, o mais rapidamente possível, pois segundo estes será bastante difícil conseguir implementar e ver os resultados finais nesta fase do ano lectivo em que as escolas têm já os seus horários e planificações delineados desde o início do ano.

 
 



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O último dia

  Neste último dia de aulas, além da mesma ser dedicada à UNESCO e onde tivemos o prazer de ouvir a Sra. Drª Manuela Galhardo, secretária executiva da comissão nacional da UNESCO em Portugal que fez a sua apresentação de uma forma explícita,clara e abrangente sobre o funcionamento desta organização que muito nos diz, pois está directamente relacionada com toda a actividade educativa nos diversos países do mundo e neste caso em particular no nosso país. Devo acrescentar que esta "aula" de apresentação e esclarecimento, foi sem dúvida um aprofundamento do algum conhecimento que eu já possuía sobre a UNESCO que no meu caso era muito superficial, assim como o da generalidade das pessoas.Quanto à aula propriamente dita com a docente desta unidade curricular tivemos a nossa "última oportunidade" de ver esclarecidas mais algumas dúvidas (e que afinal não eram poucas), sobre os diversos aspectos do nosso trabalho nomeadamente o do enquadramento teórico e em especial a sua fundamentação teórica. Fomos igualmente alertados para o facto do título do nosso trabalho não ser suficientemente elucidativo sendo que o mesmo se tornava difícil de identificar no enquadramento do trabalho que se pretende.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Apresentação do projecto

Com o conhecimento mais profundo com que ficámos do Museu do Mar após a entrevista realizada aos responsáveis deste, ficámos com algumas dúvidas de como poderíamos efectuar a nossa intervenção, que consiste na representação de uma peça a que um grupo de crianças proveniente de uma escola irá assistir, tendo de alguma forma participado na construção dessa mesma peça. Aproveitámos o facto de termos de apresentar o nosso trabalho à turma para pedirmos algumas ideias para o projecto que estávamos a conceber, e quem sabe com as ideias recolhidas pudéssemos alterar e melhorar a nossa intervenção.Foi o que fizemos, pedimos à turma que opinasse sobre três possíveis possibilidades referidas por nós para que pudéssemos seguir por uma delas pois estávamos indecisos. Com o decorrer dessa conversa acabámos por nos decidir enveredar por um caminho que, "pede" uma maior intervenção por parte das crianças, onde são elas (com este projecto) a parte que mais intervém, nomeadamente na construção dos próprios bonecos que irão servir para participarem na peça de teatro a que elas irão assistir.  





































-
-


+-----------------------------