Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 25 de março de 2012

Visita Museu do Mar no dia 21 Março

Visita ao Museu do Mar – 21/03/82012
Neste dia realizou-se a visita ao Museu do Mar pelos alunos que irão participar na realização da peça. Estavam presentes 17 alunos e as seguintes professoras:
  Irene Bernardo, Carla Furão, Inês Loureiro e Ana Petisca; do nosso grupo de trabalho estive eu e a Graça Ortiz, onde assistimos à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe”.

Foi-nos explicado pela professora Irene que os alunos já estão a trabalhar numa fábula e que já têm as personagens definidas como sendo, o sargo, o budião, o robalo, a corvina, as algas, as laminárias e o plâncton.


 Os alunos falaram com familiares que estiveram ou ainda estão de alguma forma ligados ao mar no sentido de obterem informação que possam ser úteis para a construção da história.
Foi-nos contada um pouco da história que irá ser representada pelos alunos e que refere que
 a partir dos anos 90 com o aumento da população, houve a necessidade da construção de novas estações de tratamento de esgotos e que esta construção, estragou a flora marítima e muitos peixes não sobreviveram, tendo assim esta peça como objectivo, alertar para a necessidade de fazerem a separação dos lixos. O Victor e a Dr.ª Eugénia explicaram como se vão construir os fantoches.

 
Após esta explicação os alunos visitaram o resto do museu, ouviram um pouco da história de Cascais e da vida do Rei D. Carlos.

O serviço educativo do museu irá à escola no dia 13 (14h) e 20 de Abril (10h e 14h) que contará com a presença da Graça e da minha.
 Ficaram agendadas duas representações da peça: 11 de Maio às 10h30 para uma turma de outra escola e dia 12 de Maio às 15h para convidados da turma do 5º C.

sábado, 17 de março de 2012

Altreração da visita

No passado dia 8 de Março não ocorreu a visita do 5º C ao Museu do Mar, como estava programado, ficando desde então agendada essa visita para o dia 21 de Março, onde estarão à sua espera os elementos que participam  e elaboramo teatro no museu. Do nosso grupo estarei eu e a Graça.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Já temos datas

Estão agendadas as datas para o início do projeto, a registar, nos dias 8 de Março, 13 e 20 de Abril.
 No âmbito deste projeto, os alunos irão efetuar visitas para conhecerem tanto o Museu como os responsáveis pela construção das marionetas e a forma como estes as constroem.
E finalmente no dia 11 de Maio terá lugar a representação elaborada pelos alunos.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O projecto avança

Conforme combinado no dia 15 lá estávamos na Escola Pereira Coutinho para apresentarmos o nosso projecto e para sabermos a reacção/adesão dos professores ao mesmo. Reunimos então com as as seguintes professoras: Dr.ª Teresa Santos, na substituição da directora Dr.ª. Ana Rita Godinho por esta se encontrar ausente, Dr.ª Isabel Freire - Coordenadora de Línguas, Dr.ª Irene Bernardo - Delegada de Língua Portuguesa do 2º ciclo, Dr.ª Ana Petisca - Coordenadora do Departamento de Expressões, Dr.ª Ana Luísa Aguiar - Coordenadora do Centro de Recursos Educativos Multimédia (CREM). No decurso da nossa apresentação, fomo-nos apercebendo das reacções positivas por parte das professoras, em que estas participavam dando logo sugestões tais como: o tipo de materiais a utilizar na construção dos bonecos, ou como aproveitar os recursos humanos disponíveis na escola, propondo inclusive a participação de professores de outras áreas, o que foi de imediato aceite por todos, incluindo assim os seguintes professores no projecto: Dr.ª Rute Loureiro de EVT, Dr.ª Fátima Vasques de Educação Musical e a Dr.ª Susana Fernandes que é a Directora de Turma do 5º C que irá participar no projecto. Como resultado da reunião ficaram então definidas vários pontos para o avanço do projecto. O nosso grupo irá enviar um email para a Direcção da escola no sentido de formalizar o nosso pedido, para que este possa ser apresentado em Conselho Pedagógico no dia 20 de Fevereiro.
A escola entrará posteriormente em contacto com o Museu do Mar para agendarem a deslocação das crianças ao museu para que estes se inteirem da realidade do mesmo e poderem ter deste modo a percepção do espaço onde decorrerá o teatro. As crianças terão a liberdade de escreverem e protagonizarem a peça ficando apenas sujeitas a que a história esteja relacionada com o Mar. Está ainda prevista uma abordagem à Associação de Pais para que estes possam assistir ao teatro apresentado pelos seus educandos o que implicará duas apresentações, uma para os alunos da escola e outra para os seus encarregados de educação.


 

O contacto com a Escola Pereira Coutinho

Após um contacto telefónico com a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho, ficou agendada para o dia 15 de Fevereiro uma reunião com a  Profª Teresa Santos que iria substituir a diretora por esta não poder estar presente nesse dia, e onde iríamos explicar ao pormenor o projeto que o nosso grupo se proponha a realizar, envolvendo a escola e o museu do mar.

domingo, 29 de janeiro de 2012

O segundo semestre



No passado dia 24 de Janeiro eu e o meu grupo retomámos o trabalho junto do Museu do Mar. Com o objectivo de cumprir o calendário que nos propusemos seguir não deixámos passar mais tempo e marcámos uma reunião com o director do mesmo, Dr. João Camacho, para este mesmo dia. Esta reunião teve como objectivo a apresentação da nossa proposta de intervenção que consiste na interacção com crianças de uma escola do 2º ciclo. Como já tive a oportunidade de referir anteriormente, a nossa ideia pretende levar as crianças ao Museu do Mar, onde estes poderiam realizar uma peça de teatro com bonecos executados por eles e em que a história seria uma versão própria do que teriam assistido previamente no Museu (existe sempre uma peça de teatro para as crianças que o visitam) ou um tema escolhido por eles mas sempre com o tema do mar como ponto principal. Esta ideia foi então apresentada ao director que a recebeu com agrado, esfumando logo nos primeiros minutos da reunião os meus receios quanto à possibilidade do projecto não poder ser viável devido a entraves do museu. Não só este projecto foi bem recebido, como acabámos por receber ainda algumas sugestões de mudança, nomeadamente em relação à escolha das turmas. Foi-nos proposto pelo Dr. João Camacho (com base na sua experiência de ex. professor) que as turmas fossem do 3º ciclo e se possível do 8º ano visto que segundo ele, seriam as idades mais adequadas à implementação deste projecto pois que serão estas, as idades mais assertivas ao empenho nos trabalhos que serão necessários efectuar. Após esta nossa reunião voltámos a reunir uns minutos depois com toda a equipa responsável pelo teatro no museu, onde voltámos a apresentar o nosso projecto em que o Dr. João Camacho perante a sua equipa, demonstrou a sua concordância e apoio incondicional a este projecto, equipa esta que por sua vez o considerou bastante interessante  e que vai ao encontro de um actual projecto  deste museu que está a construir um palco itinerante para levar as peças de teatro às escolas da região de inserção e porque não aproveitar então o nosso projecto e a representação ser efectuada no espaço da escola onde as crianças se sentem mais à vontade, factor este que viria a permitir uma audiência substancialmente superior. Foi-nos indicada a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho que segundo a equipa acolhe muito bem este tipo de ideias e cuja localização se encontra mais próxima do museu para que possamos iniciar os contactos, o mais rapidamente possível, pois segundo estes será bastante difícil conseguir implementar e ver os resultados finais nesta fase do ano lectivo em que as escolas têm já os seus horários e planificações delineados desde o início do ano.

 
 



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O último dia

  Neste último dia de aulas, além da mesma ser dedicada à UNESCO e onde tivemos o prazer de ouvir a Sra. Drª Manuela Galhardo, secretária executiva da comissão nacional da UNESCO em Portugal que fez a sua apresentação de uma forma explícita,clara e abrangente sobre o funcionamento desta organização que muito nos diz, pois está directamente relacionada com toda a actividade educativa nos diversos países do mundo e neste caso em particular no nosso país. Devo acrescentar que esta "aula" de apresentação e esclarecimento, foi sem dúvida um aprofundamento do algum conhecimento que eu já possuía sobre a UNESCO que no meu caso era muito superficial, assim como o da generalidade das pessoas.Quanto à aula propriamente dita com a docente desta unidade curricular tivemos a nossa "última oportunidade" de ver esclarecidas mais algumas dúvidas (e que afinal não eram poucas), sobre os diversos aspectos do nosso trabalho nomeadamente o do enquadramento teórico e em especial a sua fundamentação teórica. Fomos igualmente alertados para o facto do título do nosso trabalho não ser suficientemente elucidativo sendo que o mesmo se tornava difícil de identificar no enquadramento do trabalho que se pretende.