Como previamente planeado voltámos à Escola Pereira Coutinho para continuar e finalizar a construção dos bonecos para a peça de teatro, foram todos acabados permitindo-nos avançar dentro dos prazos planeados.
Fica apenas a faltar os ensaios dos alunos, que estão já agendados para os dias 7 e 8 de Maio, que terão lugar no espaço escolar e contam com a presença da Dra. Eugénia que irá colaborar no que for necessário para "afinar" a representação.
Visualizações de páginas da semana passada
quarta-feira, 25 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Visita à Escola EB 2 3 Pereira Coutinho de Cascais
Na passada sexta-feira dia 13, realizou-se a primeira de duas visitas a esta escola em que além de dois elementos do nosso grupo (Graça Ortiz e eu), estiveram igualmente presentes os representantes do Museu do Mar, cito, Dra. Eugénia Alves e Vitor Ortiz. Aquando da nossa chegada ficámos a conhecer a docente de Educação Musical, Fátima Vasques que irá participar neste projecto com intervenção na área musical da peça. Estivemos presentes na sala de aula AT1, onde estiveram igualmente os alunos que irão participar no projeto, assim como as docentes de EVT, Ana Petisca, Rute Loureiro e a Diretora da turma interveniente, Susana Fernandes. Nessa aula fiz com a minha colega Graça, uma breve apresentação do projeto, em que procurei explicar à turma no que consistia o mesmo, como surgiu a ideia e o que pretendemos com a realização deste.
Os alunos foram chamados a intervir, procurando deste modo que eles opinassem sobre o projecto em questão, referindo se estavam ou não a gostar da experiência observada até então e de que forma viam a ideia, de serem eles mesmos a construírem os bonecos e a representarem a peça por eles criada. As respostas revelaram-se-nos muito positivas e encorajadoras, indo ao encontro dos objetivos que nós esperávamos atingir com a realização deste projecto e mais encorajador ainda, foi a constatação da motivação inerente e o interesse por eles demonstrados, não só com a sua participação na construção dos bonecos, mas também com o facto de a peça já se encontrar largamente avançada na sua fase de execução, podendo nós afirmarmos que falta apenas, a construção das personagens, fato este que é de salientar, notável, para crianças deste nível de ciclo escolar, mais ainda num espaço de tempo tão curto que todos nós dispomos para a conclusão do projeto.
É-nos assim possível tirar algumas conclusões iniciais deste projeto e afirmar que estamos a conseguir alcançar aquilo a que inicialmente nos propusemos, pois temos um estreitar de relações entre a escola e o museu, em que os alunos deixaram de ser apenas meros visitantes para passarem eles próprios a participarem ativamente na vida do museu, ao mesmo tempo que o museu consegue sensibilizar os alunos para as questões ecológicas, com ações dos próprios alunos, ganha assim em criatividade (novas ideias, personagens e histórias para peças) e também em publicidade junto das diversas escolas da zona geográfica em que está inserido.
De referir ainda que no decorrer desta aula de construção das personagens que durou cerca de duas horas, juntou-se a nós um grupo de crianças do ensino especial existente nesta escola, juntamente com a docente Irene Bernardo da disciplina de Língua Portuguesa (que também participa neste projeto) no sentido de observar este trabalho.
No próximo dia 20 de Abril será feita nova visita (esta a última) à escola, com a participação conjunta de todos os elementos intervenientes neste processo a qual irá decorrer na parte da manhã com seguimento no turno da tarde e com o objetivo de terminar a construção das personagens.
Quanto ao facto da nossa colega Alda Couto não ter estado presente nesta acção, isto deve-se à distribuição de tarefas delineadas pelo nosso grupo segundo a planificação de trabalhos previamente definidos, estando deste modo agendada a sua presença para a próxima visita. domingo, 25 de março de 2012
Visita Museu do Mar no dia 21 Março
Visita ao Museu do Mar – 21/03/82012
Neste dia realizou-se a visita ao Museu do Mar pelos alunos que irão participar na realização da peça. Estavam presentes 17 alunos e as seguintes professoras:
Irene Bernardo, Carla Furão, Inês Loureiro e Ana Petisca; do nosso grupo de trabalho estive eu e a Graça Ortiz, onde assistimos à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe”.
Foi-nos explicado pela professora Irene que os alunos já estão a trabalhar numa fábula e que já têm as personagens definidas como sendo, o sargo, o budião, o robalo, a corvina, as algas, as laminárias e o plâncton.
Os alunos falaram com familiares que estiveram ou ainda estão de alguma forma ligados ao mar no sentido de obterem informação que possam ser úteis para a construção da história.
Foi-nos contada um pouco da história que irá ser representada pelos alunos e que refere que
a partir dos anos 90 com o aumento da população, houve a necessidade da construção de novas estações de tratamento de esgotos e que esta construção, estragou a flora marítima e muitos peixes não sobreviveram, tendo assim esta peça como objectivo, alertar para a necessidade de fazerem a separação dos lixos. O Victor e a Dr.ª Eugénia explicaram como se vão construir os fantoches.
Após esta explicação os alunos visitaram o resto do museu, ouviram um pouco da história de Cascais e da vida do Rei D. Carlos.
O serviço educativo do museu irá à escola no dia 13 (14h) e 20 de Abril (10h e 14h) que contará com a presença da Graça e da minha.
Ficaram agendadas duas representações da peça: 11 de Maio às 10h30 para uma turma de outra escola e dia 12 de Maio às 15h para convidados da turma do 5º C.
sábado, 17 de março de 2012
Altreração da visita
No passado dia 8 de Março não ocorreu a visita do 5º C ao Museu do Mar, como estava programado, ficando desde então agendada essa visita para o dia 21 de Março, onde estarão à sua espera os elementos que participam e elaboramo teatro no museu. Do nosso grupo estarei eu e a Graça.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Já temos datas
Estão agendadas as datas para o início do projeto, a registar, nos dias 8 de Março, 13 e 20 de Abril.
No âmbito deste projeto, os alunos irão efetuar visitas para conhecerem tanto o Museu como os responsáveis pela construção das marionetas e a forma como estes as constroem.
E finalmente no dia 11 de Maio terá lugar a representação elaborada pelos alunos.
No âmbito deste projeto, os alunos irão efetuar visitas para conhecerem tanto o Museu como os responsáveis pela construção das marionetas e a forma como estes as constroem.
E finalmente no dia 11 de Maio terá lugar a representação elaborada pelos alunos.
domingo, 19 de fevereiro de 2012
O projecto avança
Conforme combinado no dia 15 lá estávamos na Escola Pereira Coutinho para apresentarmos o nosso projecto e para sabermos a reacção/adesão dos professores ao mesmo. Reunimos então com as as seguintes professoras: Dr.ª Teresa Santos, na substituição da directora Dr.ª. Ana Rita Godinho por esta se encontrar ausente, Dr.ª Isabel Freire - Coordenadora de Línguas, Dr.ª Irene Bernardo - Delegada de Língua Portuguesa do 2º ciclo, Dr.ª Ana Petisca - Coordenadora do Departamento de Expressões, Dr.ª Ana Luísa Aguiar - Coordenadora do Centro de Recursos Educativos Multimédia (CREM). No decurso da nossa apresentação, fomo-nos apercebendo das reacções positivas por parte das professoras, em que estas participavam dando logo sugestões tais como: o tipo de materiais a utilizar na construção dos bonecos, ou como aproveitar os recursos humanos disponíveis na escola, propondo inclusive a participação de professores de outras áreas, o que foi de imediato aceite por todos, incluindo assim os seguintes professores no projecto: Dr.ª Rute Loureiro de EVT, Dr.ª Fátima Vasques de Educação Musical e a Dr.ª Susana Fernandes que é a Directora de Turma do 5º C que irá participar no projecto. Como resultado da reunião ficaram então definidas vários pontos para o avanço do projecto. O nosso grupo irá enviar um email para a Direcção da escola no sentido de formalizar o nosso pedido, para que este possa ser apresentado em Conselho Pedagógico no dia 20 de Fevereiro.
A escola entrará posteriormente em contacto com o Museu do Mar para agendarem a deslocação das crianças ao museu para que estes se inteirem da realidade do mesmo e poderem ter deste modo a percepção do espaço onde decorrerá o teatro. As crianças terão a liberdade de escreverem e protagonizarem a peça ficando apenas sujeitas a que a história esteja relacionada com o Mar. Está ainda prevista uma abordagem à Associação de Pais para que estes possam assistir ao teatro apresentado pelos seus educandos o que implicará duas apresentações, uma para os alunos da escola e outra para os seus encarregados de educação.


O contacto com a Escola Pereira Coutinho
Após um contacto telefónico com a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho, ficou agendada para o dia 15 de Fevereiro uma reunião com a Profª Teresa Santos que iria substituir a diretora por esta não poder estar presente nesse dia, e onde iríamos explicar ao pormenor o projeto que o nosso grupo se proponha a realizar, envolvendo a escola e o museu do mar.
Assinar:
Postagens (Atom)